Azeite Amor é Cego

Azeite tecnológico no Alentejo

Publicado em
visto 1945 vezes

As empresas de azeite portuguesas e em particular os produtores de azeite alentejano estão, nos dias de hoje, a utilizar alta tecnologia na produção do seu azeite virgem extra. Desde a oliveira aos lagares de azeite, das grandes explorações agrícolas às pequenas empresas familiares, todos parecem ter este denominador comum – a tecnologia.

Foi sobre esta temática que a CM-TV visitou o Monte da Oliveira Velha no passado mês de Março, para entrevistar João Rosado, o produtor do Azeite Amor é Cego, no âmbito do programa televisivo Falar Global. No decurso do programa, foi possível ver as aplicações da tecnologia na produção agrícola de várias casas e produtores de azeite.

E no caso das produções tradicionais, também podem ser tecnológicas? Claro que sim. O Azeite Amor é Cego foi o caso de estudo apresentado como modelo de uma pequena exploração agrícola onde a tecnologia é integrada ao longo da produção e apanha da azeitona. A utilização de pentes elétricos, é um exemplo, sendo possível desta forma, reduzir o tempo da apanha e minimizar os problemas de safra e contra- safra. A azeitona é enviada para o lagar no próprio dia, encurtando assim o tempo de processamento e garantindo que as qualidades biológicas e químicas do azeite sejam as melhores.

Segundo Edgardo Pacheco, o setor do azeite está a evoluir bastante. E se as empresas de azeite portuguesas estão a trabalhar melhor, controlando todos os detalhes do processo de produção para obter um produto final com a máxima qualidade, também importa referir que os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados. Reconhecem os benefícios do azeite e as vantagens de o incluir na dieta da sua família. E fica o conselho: Não basta consumir azeite. O que importa é consumir azeite virgem extra.

Somos produtores de um azeite virgem extra 100% galega,
com 0,1 de acidez, extraído a frio, que se revela equilibrado e harmonioso, conservando a matriz da galega: frutado maduro, com notas de tomate e frutos secos e final ligeiramente picante.